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Respostas dos candidatos sobre mobilidade [assunto: Ciclomobilidade]


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Numa iniciativa pioneira, as duas páginas relacionadas a mobilidade urbana, Belém Trânsito e Belém Infraestrutura e Mobilidade formularam perguntas, com base em sugestões enviadas pelos seus seguidores, para os principais candidatos a Prefeitura de
Belém, sobre variados temas em torno da Mobilidade Urbana.

Dividimos as respostas em 9 posts, o número de assuntos relativos a mobilidade, onde cada post terá as respostas de cada candidato relativo ao subtema tratado dentro da mobilidade urbana.

Nosso terceiro post é sobre Ciclomobilidade.

Esta iniciativa tem como princípio fomentar o debate democrático e ajudar o seguidor/leitor/eleitor a, com menos em um dos vários assuntos que contemplam a gestão municipal, escolher seu candidato com base nos anseios que a sociedade tem, ao elegê-los.

Do fundo do coração, esperamos que gostem.

Equipe BT. 

 


 

 Nossas perguntas:

Atualmente temos cerca de 70 km de malha cicloviária, expandida recentemente no atual exercício. Grupos organizados de ciclistas consideram que algumas ciclovias precisam de adequações em seu trajeto - como a ciclovia da Duque -, assim como há falta de
manutenção em outras, como a ciclovia da Artur Bernardes. Há também o aumento significativo de roubos de bicicletas por conta do aumento do uso da bicicleta como modal de transporte. Por outro lado, ainda vemos a falta de conscientização da população, no uso
irregular por veículos - funcionando como estacionamento e por vezes como faixa de circulação - nas ciclofaixas, assim como ciclistas que andam em fora da ciclovia/ciclofaixa. Outro fator a ser considerado é que, não há locais públicos para estacionamento de
bicicletas. Há também o recente serviço de compartilhamento de bicicletas, oferecido pela Prefeitura em parceria com uma rede de plano de saúde, que atende apenas uma pequena parte do centro de Belém. É importante lembrar também que em 2015 a Câmara de
Vereadores não aprovou um importante projeto para o modal em questão, que foi a “Lei da Bicicleta”.

Considerando todos os pontos citados, e os que forem relevantes a ser comentados, quais as propostas para expansão da ciclomobilidade em Belém, assim como a correção e adequação dos pontos citados anteriormente ? Como alinhar importantes
projetos com uma futura Câmara de Vereadores de Belém? ​

Qual a proposta para integrar a bicicleta aos outros modais de transporte - Barco, Ônibus ?

Respostas dos candidatos:


Resposta [Éder Mauro]

Ampliação, reestruturação e reorganização das ciclovias, visando beneficiar e fortalecer integridade dos usuários de bicicletas.


 

Resposta [Edmilson]

Nota: A assessoria decidiu fazer um vídeo ao vivo na página oficial do candidato, mesclando perguntas de seus próprios seguidores e perguntas do @belemtransito, sendo que algumas perguntas foram cortadas do enunciado oficial, redigidas por nós. 

 


 

Resposta [Úrsula]

A pergunta já contém a semente da resposta: ninguém melhor do que os usuários, sobretudo aqueles que se organizam para encontrar respostas e agir civicamente para ajudar a construir as soluções para a ciclomobilidade.

É evidente que, embora seja louvável e inédita a postura da atual gestão em dar atenção às vias para ciclistas, a execução carece de cuidados técnicos. Seria leviano apontar as causas para projetos com equívocos como a largura adotada para a ciclovia da Duque, mas o fato é que essas questões existem.

Como tudo o mais na atual gestão, falta integração nas ações dos órgãos visando dar-lhes encaixe no que deveriam ser políticas públicas e não apenas atos isolados. A construção das vias de ciclistas deveria, por exemplo, receber contribuições da Secretaria de Economia para que negócios como bicicletários e vestiários públicos pudessem ser viabilizados, com exploração comercial por privados.

A prefeitura encontra-se sobrecarregada e não haverá jeito de atenuar e resolver os gargalos sem a participação da sociedade, seja indicando os problemas, seja assumindo partes dele para sua resolução, respeitada, claro, a posição da prefeitura como ordenadora do processo. O compartilhamento de bicicletas, por exemplo, é uma solução que demonstra a capacidade que empresas e prefeitura tem, juntos, de solucionar problemas.

As demandas por ciclovias existem em toda a cidade, portanto, cada território dela deve ser mapeado no tocante a este quesito, garantindo políticas específicas que permitam uma visão local integrada à visão global da cidade. Este mapeamento permitiria uma política de qualidade para o problema e complementaria as impressões sobre o tema que os usuários já fazem de maneira fragmentada e por iniciativa própria. De posse desse diagnóstico, seria mais realista falar acerca da expansão do sistema, ainda que seja evidente que ela é necessária.

Sobre apoio aos projetos pela câmara, bem... isso é a política e o gestor tem de saber dialogar, inclusive conclamando a população para apoiar aquilo que for benéfico para ela.


  

Resposta [Maneschy]

O candidato professor Maneschy assinou recentemente a carta compromisso com o grupo ciclomobilidade, que foi construída de forma participativa por ciclistas de Belém. O documento contempla os itens questionados, e sua implementação será um importante passo para a mobilidade de Belém. A integração é fundamental para bom funcionamento da mobilidade e dentre outras coisas é necessário dotar as estações e terminais de bicicletários, assim como dispor os ônibus e barcos de espaços destinados ao transporte de bicicletas. A rede cicloviária precisa ser expandida e contemplar à periferia da cidade. É fundamental inserir a mobilidade a pé e a bicicleta na matriz modal da cidade, possibilitando uma integração inteligente com os vários modais existentes. O professor Maneschy tem ampla experiência em gestão e sempre se destacou em mediar conflitos. Temos certeza que saberá conduzir com excelência o cargo de prefeito.


  

Resposta [Regina]

Nota: Assessoria da candidata recebeu as perguntas e confirmou recebimento, contudo, não respondeu às nossas demandas, infelizmente, empobrecendo o debate.


 

Resposta [Zenaldo]

Nota: Assessoria da candidata recebeu as perguntas e confirmou recebimento, contudo, alegando motivos de agenda, decidiu por responder apenas 4 temas dos 9 relacionados por nós. Veremos nos posts a seguir. 


 

 









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