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Respostas dos candidatos sobre mobilidade [assunto: Centro Histórico e Comercial]


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Numa iniciativa pioneira, as duas páginas relacionadas a mobilidade urbana, Belém Trânsito e Belém Infraestrutura e Mobilidade formularam perguntas, com base em sugestões enviadas pelos seus seguidores, para os principais candidatos a Prefeitura de

Belém, sobre variados temas em torno da Mobilidade Urbana.

Dividimos as respostas em 9 posts, o número de assuntos relativos a mobilidade, onde cada post terá as respostas de cada candidato relativo ao subtema tratado dentro da mobilidade urbana.

Nosso Quinto post é sobre Centro Comercial e Histórico.

Esta iniciativa tem como princípio fomentar o debate democrático e ajudar o seguidor/leitor/eleitor a, com menos em um dos vários assuntos que contemplam a gestão municipal, escolher seu candidato com base nos anseios que a sociedade tem, ao elegê-los.

Do fundo do coração, esperamos que gostem.

Equipe BT. 

 


 

 Nossas perguntas:

O centro comercial de Belém, além de sua importância econômica, geração de emprego e renda, é uma importante região turística, devido ao seu patrimônio histórico, arquitetônico e paisagístico, entretanto, carros e pedestres ainda dividem espaços apertados em ruas que não foram feitas para o tráfego de veículos. O centro histórico de Belém precisa de uma revitalização ­ assim como várias capitais e cidades no Brasil, a exemplo da região da 25 de março em SP, São Luiz, etc ­ incluindo na forma de como se locomover dentro dele, que deve ser sempre objetivando melhorar as condições de acessibilidade ao pedestre. Visando sua melhor preservação e locomoção, vários centros históricos e comerciais no Brasil, assim como na Europa, há uma vertente forte com relação à restrição da entrada de carros, com a preocupação de não inviabilizar o comércio que é muito forte nessa área. Há também a questão dos camelôs, que ocupam várias vias e o passeio público do centro comercial. Já houveram iniciativas anteriores de disponibilizar um local adequado para suas instalações mas ainda sim há resistência destes por conta de que a opção reduz a clientela e as vendas.

Como o candidato planeja melhorar a mobilidade dentro do centro comercial de Belém, corrigir e adequar os pontos anteriormente citados? 

Respostas dos candidatos:


Resposta [Éder Mauro]

"Revitalizar o Largo das Mercês e retomar o projeto Rua 24 horas na Santo Antônio, fortalecendo o turismo e o comércio local; Construção do shopping popular que será climatizado, propiciando benefícios, regularização e o fomento da economia informal, favorecendo para o desenvolvimento econômico e o reordenamento da região do Comércio."


 

Resposta [Edmilson]

Nota: A assessoria decidiu fazer um vídeo ao vivo na página oficial do candidato, mesclando perguntas de seus próprios seguidores e perguntas do @belemtransito, sendo que algumas perguntas foram cortadas do enunciado oficial, redigidas por nós. 

 


 

Resposta [Úrsula]

"Novamente, há a questão dos dados. Não parecem haver bases de informações suficientes e publicizadas que permitam respostas seguras, mas há um problema flagrantemente exposto. A inadequação do centro histórico para receber carros pode ser percebida por todos. Há também um descompasso de visão que faz parecer que os carros são benéficos aos centros comerciais antigos, o que é um total descalabro. Experiências nacionais e internacionais apontam o pedestrianismo como um forte motor do comércio e dos serviços, portanto, sim, a interdição, ainda que parcial e por horários específicos, de vias no centro para o tráfego de carros deverá acontecer em nosso governo.

Sobre a ocupação de vias por atividades comerciais. A pólis deve estar disponível aos seus habitantes. É claro que existem locais mais ou menos visados para que, por exemplo, camelôs se estabeleçam, mas, mais do que gerenciar a luta pelos espaços existentes, a prefeitura deve viabilizar novos espaços, dotando de estrutura e – sobretudo – de ordenamento locais em outros pontos da cidade e reduzindo a pressão sobre o centro como alternativa para as atividades comerciais.

Com a abertura destes espaços e o esvaziamento por carros do centro, pode-se implantar uma nova visão de embelezamento e espetacularização da cidade, oferecendo ao turista e ao belenense aquilo que tanto se admira em cidades da Europa, por exemplo."


  

Resposta [Maneschy]

"É proposta do professor Maneschy a revitalização do centro histórico e a mobilidade nesta área deve acompanhar o que tem acontecido em todas as grandes cidades que passam por este processo, ou seja, a restrição ao uso do automóvel, implantação de áreas de pedestre e políticas de incentivo ao uso de modos não motorizados -bicicleta e a pé. Com a melhoria do sistema de transporte público, por meio da implantação dos BRTs e corredores de transporte, a mobilidade da cidade sofrerá avanços significativos."


 

Resposta [Zenaldo]

 


 

  

Resposta [Regina]

Nota: Assessoria da candidata recebeu as perguntas e confirmou recebimento, contudo, não respondeu às nossas demandas, infelizmente, empobrecendo o debate.









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