Notícias de Última Hora

Quer começar a pedalar? Ciclismo recreativo, passeios e até treinos mais pesados para quem quer se aventurar no ciclismo em Belém.


Você está em - Home - Noticias - Quer começar a pedalar? Ciclismo recreativo, passeios e até treinos mais pesados para quem quer se aventurar no ciclismo em Belém.

Como e onde começar a pedalar em Belém

Ciclismo como meio de transporte não é modinha. É uma realidade há décadas em países da Europa. Há pelo menos 7 anos, uma atenção maior foi dada a esta modalidade de transporte no Brasil, não é a toa que a malha cicloviária quase que dobrou de tamanho em 3 anos no país. 

Ainda sim, falta conscientização em todas as esferas: política, na sociedade e por parte de todos os usuários e condutores: de carros, ônibus, caminhões, pedestres e dos próprios ciclistas. Não é a toa que um laventamento apontou uma média de 32 internações por dia de ciclistas no Brasil e, em 2014, 1.347 mortes foram reportadas.

Em Belém, temos várias reclamações da falta de infraestrutura, manutenção e conservação das já implantadas ciclovias. Assim como a falta de respeito por parte de motoristas e motocilistas em respeitar a faixa, há também uma completa desinformação sobre as leis do Código de Trânsito Brasileiro.

Ainda sim, com alguns obstáculos, o ciclismo tem cada vez mais se difundido pela Região Metropolitana de Belém, tanto como opção recreativa e lúdica, como forma de adquirir uma forma de socializar-se, melhorar a condição física, redução do stress, como esporte e como opção de mobilidade pela zona urbana.

Passeios e grupos

Por isso, divulgamos aqui opções para quem quer se aventurar no ciclismo. Há diversos grupos espalhados pela cidade, com diferentes níveis de passeios. Os níveis são categorizados para que um ciclista iniciante não vá, por engano, em pedais com o ritmo (velocidade média e distância) maior do que ele poderia suportar. São eles: 

  • Iniciante (1): Passeios com velocidade que variam entre 5 e 15 km/h, com percursos que vão de 15 a 25 km de distância. Indicado para quem está parado, quer fazer uma atividade e quer começar. São passeios com propósitos recreativos.
  • Iniciário (2): Passeios com velocidade que variam entre 15 e 25 km/h, com percursos que vão de 20 a 40 km de distância. Indicado para quem já inicou e quer ir além dos pedais iniciantes. 
  • Intermediário (3): Passeios com velocidade que variam entre 20 e 30 km/h, com percursos que vão de 30 a 50 km de distância. São um pouco mais puxados, indicados pra quem já tem um bom fôlego e já tem algum tempo de bicicleta.
  • Avançados (4): Nem podemos dizer que são passeios, pois requer uma condição física excelente. As velocidades variam entre 30 e 45 km/h, os percursos são variados, pois o que conta mais é a intensidade (a velocidade média), mas podem chegar a 80-120 km. Indicado para experientes e atletas amadores.

A tabela com os grupos tem informações como o dia da semana, os horários que os passeios partem, os locais de partida (aí você pode escolher o local que é mais conveniente pra você) e o nível do passeio. Quase todos os grupos de pedal tem páginas ou informações no facebook, é só procurar com calma. O maior deles é o Bike Belém, que geralmente tem passeios que arregimentam 100 ciclistas ou mais. Seu pneu furou ou teve algum problema mecânico durante um passeio ? O passeio interrompe o percurso para ajudar. Mas é importante sempre ter os itens básicos como câmara reserva, ferramentas e itens de segurança pessoal como capacete e luvas.

Tabela de passeios em Belém

Aonde comprar a bicicleta?

Sugerimos você procurar uma loja especializada, pois a venda é consultiva. Serão levantadas as suas necessidades - passeios urbanos, trilhas, locomoção, etc - e acessórios como bomba, câmaras e ferramentas e acessórios de primeira necessidade. A Amazon Bike Store é uma excelente loja que já atua no mercado há mais de 6 anos e trabalha com marcas nacionais e estrangeiras.

E agora desejamos bom pedal. Fica a dica!

 









Comentários

Nenhum Comentario postado