Notícias de Última Hora

Por que os acidentes com motos aumentaram tanto ?


Você está em - Home - Noticias - Por que os acidentes com motos aumentaram tanto ?

Aumento da frota? Falta de educação ? Desrespeito às leis? Quais os principais motivos do aumento dos acidentes letais e não letais por motociclistas no Brasil e quais as causas relacionadas ?

Várias causas estão relacionadas com o aumento dos sinistros com motocicletas, e várias já são conhecidas por nós, como por exemplo, o aumento da frota de motos, impulsionado pelo crescimento econômico, o fácil acesso à financiamentos para a aquisição dessa categoria de veículos. Outro fator é a ineficácia do transporte público nas cidades e a falta de políticas públicas para fomentar o uso destes em áreas urbanas. 

Mas uma pesquisa realizada em São Paulo pelo SUS, motivada pelo crescente e assustador número de vítimas e da gravidade dos acidentes, que teve como objetivo avaliar, identificar e qualificar os fatores relacionados aos acidentes com motociclistas nas regiões urbanas, e ajudar na definição de ações eficientes de redução de acidentes é uma das prioridades da área da saúde.,

Qual o perfil do motociclista que se acidenta nas zonas urbanas?

 

  

 

O grupo de risco: Jovens do sexo masculino, de classe média baixa, com escolaridade até o nível médio, que usam primordialmente a motocicleta como transporte (não como veículo de trabalho).


 

Experiência de pilotagem

O grupo de risco: um número alto de motociclistas aprenderam a pílotar fora da auto-escola, não tem curso de direção defensiva, poucos anos de experiência na pilotagem com motocicletas.


Uso de equipamentos de segurança:

 


 Quem usa a moto para trabalhar x quem usa para transporte: Aqui uma surpresa: motoboys e mototáxis por exemplo, são minoria neste caso. 




 


 

 

 

 A pesquisa ainda faz algumas considerações: "A maioria dos acidentes com motociclistas atinge a população de adultos jovens, que usam a motocicleta como meio de transporte ou instrumento de trabalho e não consideram a segurança como um fator importante da equação. A pouca valorização da segurança (desconhecimento) é comprovada pelo baixo uso de equipamentos de segurança, com exceção do obrigatório capacete, a não realização dos cursos de direção defensiva e da altíssima incidência do uso de álcool e drogas. 

A pesquisa completa pode ser lida aqui: http://www.abraciclo.com.br/images/seguranca/pesquisa-causa-de-acidentes-com-motocicletas.pdf

 

 

 

 









Comentários

Nenhum Comentario postado