//

129 municípios do Pará estão com média de óbitos zeradas

Os números são os mais baixos desde 22 de abril de 2020, início da primeira onda da pandemia.

Começar

Com o avanço na aplicação das doses contra a covid-19, a média de óbitos em todo o Brasil despencou.

Atualmente o país tem mais de 270 milhões de doses aplicadas, mais de 71% da população já recebeu a 1ª dose, 52% já está completamente vacinada com duas doses ou com a dose única; e a dose de reforço avança conforme os outros grupos completam a vacinação. No estado do Pará, que tem 58% de toda a população vacinada com a 1ª Dose, dos 144 municípios, 86 (59%) já vacinaram mais da metade de seus habitantes. Especialistas apontam que a principal razão para a queda de mortes é a vacina.

Confira o mapa da vacinação nos estados brasileiros

Das 14 regiões administrativas de saúde do estado (a secretaria de saúde divide o estado em 14, para gerir a pasta no âmbito estadual), 7 estão com média de óbitos zeradas (veja gráfico). Isso significa que nos últimos 7 dias, nenhum óbito foi registrado nestas regiões. Quando olhamos para o nível municipal, são 129 municípios sem óbitos nos últimos 7 dias, o que representa 89% do total de municípios do estado. No primeiro mapa, os municípios em azul são os que tem as médias zeradas, atualmente.

“Hoje são 129 municípios sem óbitos nos últimos 7 dias, o que representa 89% do total de municípios do estado.”

Queda no número de casos

Atualmente a média móvel de casos confirmados pela Covid-19 no estado é em torno de 245 casos por dia, números muito abaixo de junho de 2020, que na época registrava 3,2 mil casos diários, e em março de 2021, com cerca de 2,1 mil casos diários. Os municípios que mais tem casos confirmados atualmente são: Santarém, com 47 casos diários (média), e Altamira, com 29. Ainda sim, números muito aquém dos vivenciados no final do 1º semestre de 2020, e na primeira metade deste ano de 2021.

Veja o Gráfico

Vacinação patina em alguns municípios

Apesar dos números de óbitos e casos estarem em níveis bem baixos, a vacinação ainda patina em vários municípios. Segundo os dados do Ministério da Saúde, o estado tem apenas 39% de seus habitantes com duas doses ou dose única. Outros dados ainda apontam que apenas 6 municípios tem acima de 50% da população com esquema vacinal completo, incluindo a capital Belém; 33 municípios possuem entre 6% e 20% dos munícipes com duas doses. Há um caso particular que é o São Felix do Xingu, uma das 10 cidades mais populosos do estado, com apenas 10% da população vacinada com a 1ª dose, e 9% completamente vacinada.

Há cerca de dois meses, governadores do norte e nordeste cobraram do Ministério da Saúde o envio de mais doses, pois havia uma desproporcionalidade entre as doses entregues para estados do sul e sudeste, em relação às doses do norte e nordeste.

Sobre a vacinação de municípios atrasados no Plano Nacional de Imunização, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informa que nos dias 30 e 31 de outubro e 1 e 2 de novembro fará mutirão de vacinação em todos os municípios paraenses para garantir o avanço da imunização contra a covid-19 no Estado.

Para mais informações, nós publicamos diariamente na sessão Painel de Dados da Covid-19, com número de todo o país, estados e municípios do Pará.

Painel de Dados da Covid-19

Observação: Os dados forma compilados no dia 26 de Outubro de 2021.

Fontes consultadas: Ministério da Saúde; Our World in Data

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD