//

Baleia encalha no Marajó e corre risco de vida

Comunidade pede ajuda para salvar o animal

Começar

Uma baleia encalhou em uma praia próxima do município de Chaves, na região do Pocotó, na Ilha do Marajó. A preocupação dos moradores é que a maré está baixando, e o animal precisa de muita água para sobreviver. 

O animal foi visto por um grupo de pescadores ainda no início desta tarde de hoje(30) e até o momento segue encalhado. População tenta de alguma forma manter vivo o animal que pode pesar mais de duas toneladas.

População tenta manter baleia viva. Vídeo: Reprodução

Vereadores estão pedindo ajuda para as autoridades. Ouça o áudio.

Solicitamos um posicionamento da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado e aguardamos retorno.

Baleia pode viver em água doce? 

A espécie da baleia ainda não foi identificada. Mas, embora uma baleia possa nadar em águas doces, elas são animais de água salgada, ou seja, do mar.  Em rios faltam os alimentos principais para a sua nutrição.

Outro ponto importante é que o ambiente do rio é menor e mais limitado que os oceanos. Com pouco espaço, as baleias ficam com dificuldade de realizar as manobras para a locomoção.

Portanto, as baleias apenas entram pelos rios de passagem, geralmente quando se perdem de seus bandos. Há uma espécie de baleia conhecida como Baleia Branca Beluga (Delphinapterus leucas), que gosta das águas geladas em torno do círculo polar ártico, no Canadá. Segundo especialistas, essa espécie é a única baleia que pode realmente viver em águas doces. 

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD