/

Bolsonaro internado: entenda o motivo da obstrução intestinal do presidente

Entenda o motivo da internação do presidente

Começar

O presidente Jair Bolsonaro foi internado na madrugada desta terça-feira, 3, com quadro de suboclusão intestinal. A obstrução intestinal é o bloqueio da passagem das fezes pelo intestino, parcial ou totalmente. Há seis meses Jair Bolsonaro passou pelo mesmo problema e também foi internado. Nas redes sociais, o presidente disse que é possível que ele passe por uma cirurgia. 

O motivo da obstrução pode estar associada a bridas intestinais (aderências de tecidos nas paredes do intestino), tumores, hérnias, diverticulites, acúmulo de vermes, cálculo biliar ou até mesmo a síndrome do intestino irritável. Embora provavelmente não esteja associado ao caso de Bolsonaro, o estresse também pode causar a obstrução do intestino. Nessa situação há a diminuição do fluxo sanguíneo em órgãos do corpo, incluindo o intestino.

Sintomas

Os sintomas principais podem ser cólica, vômitos, prisão de ventre e distensão (estufamento) abdominal. O estufamento pode causar soluços. Quando a evacuação não ocorre há mais de 3 dias é necessário ficar em alerta, pois a eliminação do bolo fecal torna-se cada vez mais difícil depois desse período. O supositório pode ajudar, mas, em alguns casos é necessário cirurgia.

Na maior parte dos casos não há necessidade de intervenção cirúrgica. O procedimento só é feito emergencialmente se houver comprometimento de circulação no intestino por conta das aderências. Em casos mais graves não tratados pode ocorrer a desidratação, perfuração do intestino, infecção generalizada ou até a morte de uma parte do intestino.

Quase 95% dos casos de prisão de ventre são prevenidos com hábitos de vida, como alimentação e exercícios físicos. Além disso, é importante a ingestão de fibras, água e respeitar a vontade de evacuar. 

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD