/

Delta Plus: A nova variante é mais contagiosa e deixa especialistas em alerta

A nova variante AY4.2 é mais transmissível e responsável por 6% dos novos contágios do Reino Unido.

Começar

Atenção e cuidado são sempre indispensáveis quando falamos de Covid-19. A nova variante, Delta Plus, do novo coronavírus tem deixado os especialistas em alerta.

As autoridades de saúde britânicas estão analisando a nova variante denominada AY4.2 desde a última semana. Até o momento, no Reino Unido, a mutação provocou 6% dos novos contágios. Só na Espanha, 30 casos foram confirmados.

No Brasil, até o momento, não houve diagnósticos da Delta Plus, porém já foram identificadas cerca de 25 sub linhagens da variante Delta.

Ver Post

Em Belém, na última sexta-feira, 22, um alerta sobre outra subvariante foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A conhecida AY.33, que pode não ser detectada por meio de testes rápidos e pelo PCR. Essa variante já foi comprovadamente detectada na capital paraense, segundo o órgão. 

Leia a matéria completa aqui:

Os casos da Delta Plus já foram identificados em outros países como Rússia, Israel, Índia, Dinamarca e Estados Unidos. 

No Reino Unido, a Agência de Segurança Sanitária Britânica afirma em relatório que “Embora as evidências ainda estejam aparecendo, até agora não parece que esta variante cause uma doença mais grave ou faça que as vacinas atualmente usadas sejam menos efetivas”.

É importante ressaltar dois pontos:

Até o momento, não foram realizados estudos específicos com a Delta Plus, ou seja, tudo que sabe sobre os sobre os riscos da variante são feitos a partir de outros estudos sobre aumento de casos em diversas regiões do mundo onde a nova variante está com alta incidência.

Com os dados de saúde do Reino Unido, o diretor do Instituto de Genética da University College of London (UCL), Francois Balloux, avalia a variante AY.4.2 como possivelemente10% mais transmissível em relação à Delta. 

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD