/

Exclusivo: Gretchen vai receber título de Cidadã do Pará

A artista carioca mora no Pará há mais de dois anos, desde que se casou com um músico paraense.

Começar

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o decreto legislativo que propõem conceder o título de Cidadã do Pará a cantora e empresária Maria Odete de Miranda de Souza, conhecida nacionalmente como Gretchen. A proposta nº 54/2021 é de autoria da deputada estadual Dilvanda Faro (PT).

Gretchen já tem história com o Pará, além de ser casada com o músico Paraense Esdras Souza há dois anos e morar em Belém, há mais de dez anos adotou uma filha, sua caçula, em uma cidade do interior do estado. A artista também é mãe de outros seis filhos, entre eles o vereador Thammy Miranda (PL-SP).

Gretchen já viu a sua imagem ser usada das mais diversas formas, mas uma coisa que não se pode negar é que ela é sim “dona de si”.

Ela criou os filhos sozinha e segue com a carreira há mais de 40 anos, além de ser engajada na luta contra a violência doméstica até por já ter vivido na pele essa agressão.

Em 2020, foi madrinha da campanha alusiva aos 14 anos da Lei Maria da Penha, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). Nesta ação, foi lançada a cartilha “Proteção à Mulher: ações para o enfrentamento à violência doméstica”, com foco no enfrentamento à violência contra o gênero feminino.

Gretchen no lançamento da cartilha do MPPA e Alepa de enfrentamento à violência contra a mulher — Foto: Melissa Barra

Conhecida como Rainha da internet, durante a pandemia, participou de uma campanha de incentivo à vacinação para combater a covid-19 no Pará, realizada pelo Governo do Pará.

Como moradora de Belém, Gretchen se vacinou contra a covid-19 na capital. Foto: Arquivo pessoal

“A Gretchen é uma mulher que levanta a bandeira do empoderamento, defende causas feministas e luta contra preconceitos, como a homofobia. Sua contribuição ao Pará é de extrema relevância: ela leva o nomo do nosso estado por onde passa. Ela tem orgulho de viver no Pará. Conceder esse título para ela é reconhecer o quanto ela ama o nosso estado”

Dilvanda Faro, deputada estadual pelo PT

I U casamento? Sempre exaltando a cultura paraense, ela renovou os votos de casamento no Marajó, sob as bençãos da Pajé Zeneide Lima, do Instituto Caruanas.

A cantora está em Portugal, mas já recebeu a notícia sobre a concessão do título.

“É o Pará, o estado que me deu tudo o que eu sempre quis na vida. Estou sem palavras mesmo!”, comemorou Gretchen.

O projeto está tramitando na Alepa e segue, em breve, para votação em plenário.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD