/

Feriado de Nossa Senhora Aparecida: história de representatividade

Além da importância para a comunidade católica, a imagem da santa também tem uma representatividade negra muito marcante.

Começar

Nesta terça-feira, 12, é também comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Considerado feriado nacional com a visita do Papa João Paulo II em 1980. O dia é celebrado pelo criatianismo, como exemplo de fé. Além do significado de devoção, a imagem da santa simboliza a luta contra o racismo. 

Atualmente a imagem está alojada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida em São Paulo. Romeiros caminham pela via Dutra com destino ao Santuário. Segundo dados da NovaDutra, concessionária que administra a rodovia. Nos primeiros nove dias de outubro, foram 5,3 mil pessoas caminhando na pista rumo a Aparecida (SP). O número é maior que o ano de 2019 quando o mundo não estava em pandemia por conta do novo coronavírus. 

Feriado 

A escolha da data foi definida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  por três motivos: 

Pela associação com a chegada dos espanhóis ao continente americano, em 12 de outubro de 1492;

Porque em outubro de 1717 três pescadores encontraram a imagem da Santa que viria a ser conhecida como Nossa Senhora de Aparecida no rio Paraíba do Sul;

Dia das Crianças.

O feriado só foi oficializado com a visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Aparecida em São Paulo , no dia 30 de Junho de 1980. No período, o Brasil passava por uma ditadura militar com o presidente João Batista Figueiredo, que sancionou a lei Nº 6.802, definindo o dia 12 de outubro como feriado nacional. 

Representatividade negra

Pesquisadores acreditam que a cor verdadeira da imagem não era negra, mas que ficar anos submersa na água fez com que ela ficasse escura. O pesquisador Lourival dos Santos, autor do livro “O enegrecimento da Padroeira do Brasil: religião, racismo e identidade (1854-2004)”, retrata a imagem em sua obra como  branca. 

Com grande parte da população negra, muitas pessoas se viram representadas pela imagem que foi encontrada. Além disso nesse mesmo período se vivia a escravidão. Para os escravos, aquele era um sinal divino.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.