/

General Heleno autoriza projetos de garimpo em área preservada da Amazônia

Começar

O general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, autorizou, somente em 2021, o avanço de sete projetos de exploração de ouro em uma região preservada da Amazônia. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Heleno, como secretário-executivo do Conselho de Defesa, é um dos principais conselheiros do governo de Jair Bolsonaro (PL) em assuntos ligados à soberania e à defesa. O aval a projetos de mineração em regiões de fronteira também é de responsabilidade do ministro do GSI.

Conforme levantamento feito pela reportagem, o general concedeu desde 2019, 81 autorizações de mineração na Amazônia, que englobam pesquisas e lavra de minérios. Somente em 2021, foram 45 assentimentos até o último dia 2. O total de direitos é o maior desde o ano de 2013, e deve aumentar até o fim deste ano.

Dentre os projetos autorizados este ano, sete deles é na região de São Gabriel da Cachoeira (AM), área também conhecida como “Cabeça do Cachorro”, na fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela. De acordo com a reportagem, os projetos foram encaminhados pela Agência Nacional de Mineração (ANM)

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD