//

Hospital Veterinário da Ufra suspende atendimentos por tempo indeterminado

Começar

O Hospital Veterinário Professor Mário Dias Teixeira, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Hovet-Ufra), no Campus Belém, comunicou pelas redes sociais do Programa de Residência em Medicina Veterinária da instituição que os atendimentos ao público estão suspensos a partir desta terça-feira, 4, por tempo indeterminado. 

O hospital fazia atendimentos a animais domésticos com procedimentos clínicos, cirurgias, exames – incluindo diagnóstico por imagem – e castração. Além disso, o Hovet promovia campanhas de conscientização e cuidados com a saúde animal, como a prevenção ao câncer de mama e de próstata nos pets. 

Além do impacto à população de baixa renda, que tinha acesso a serviços gratuitos, a suspensão dos serviços também poderá impactar na formação de profissionais residentes e outros profissionais que trabalhavam no local. 

Segundo denúncias enviadas ao Belém Trânsito, a Ufra estaria sem profissionais terceirizados do setor de limpeza e ainda em janeiro deverá ficar sem terceirizados administrativos, pois a instituição não teria renovado o contrato com a empresa que prestava os serviços. 

A nova reitora da universidade é Herdjania Veras de Lima, empossada no mês de agosto do ano passado. Ela foi nomeada por Jair Bolsonaro mesmo tendo sido a segunda mais votada da lista tríplice. O fato foi criticado por parte da comunidade acadêmica, parlamentares e entidades, que consideraram como uma “intervenção” na instituição.

A manobra não é considerada ilegal, mas é uma tradição democrática nomear a chapa mais votada na consulta à comunidade.

Diferente do que diz a publicação no Instagram, a Ufra informou em nota que o atendimento no Hovet está acontecendo normalmente e que a interrupção ocorreu no dia 4 porque a empresa que prestava serviços apresentou irregularidades. Por isso, segundo a instituição, foi realizado, em caráter de urgência, um novo procedimento licitatório e uma contratação emergencial até que a licitação seja concluída. A nota diz ainda que outra empresa terceirizada assumiu temporariamente as atividades de apoio à limpeza e conservação do Hovet para a continuidade do atendimento à comunidade.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD