//

Não há data definida para a chegada de vacinas contra gripe em Belém

Novas doses foram solicitadas ao Ministério da Saúde. A vacinação contra a Covid-19 segue normalmente na capital.

Começar

Após a alta procura de vacinas contra gripe em Belém, o estoque do imunizante foi praticamente zerado na capital. A A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), afirma que ainda no ano passado, solicitou ao Ministério da Saúde mais doses do imunizante, a solicitação foi de no mínimo 100 mil unidades de vacinas contra a gripe, o que atenderia a demanda, entretanto, ainda não há data definida para a chegada das vacinas.

A informação repassada pelo Ministério da Saúde, segundo a sesma, é que a solicitação de Belém foi encaminhada à reserva técnica do Instituto Butantan. A Secretaria aguarda o repasse de novas doses.

A Sesma ressaltou em nota que foram vacinadas mais de 500 mil pessoas na cidade ao longo de 2021, atingindo a meta estabelecida, o que contribuiu para que os casos de gripe ocorridos nas últimas semanas, em sua maioria, segundo o órgão, sejam sem a necessidade de internação.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que os imunizantes que ainda estão sendo usados nas cidades são da campanha já finalizada em 2021, mas que solicitou mais vacinas ao Ministério. 

A procura de vacinas contra a gripe é alta em Belém, segundo informações de moradores, as pessoas que buscaram vacinação nos bairros do Jurunas e Telégrafo não encontraram vacinas contra a gripe. Nos postos em que pode ainda haver doses em estoque a quantidade é baixa.

Antiviral disponível nos postos:

A Sesma frisou que o medicamento Tamiflu, um antiviral que ajuda no tratamento da gripe que estava em falta, já está disponível em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais de Belém e unidade de saúde com atendimentos 24 horas.

Vacinação contra a Covid:

Já a vacinação contra a Covid-19 segue normalmente na capital paraense. Novas doses da Pfizer chegam hoje em Belém.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD