////

Pega a Pipoca | ‘Eduardo e Mônica’: conheça a história por trás da música que inspirou o filme

Começar

Nesta quinta-feira, 20, estreou em todo o Brasil “Eduardo e Mônica”, filme baseado na música de mesmo nome escrita por Renato Russo no início da década de 80 e imortalizado no disco “Dois”, lançado em 1986, pela banda brasiliense Legião Urbana. O BT preparou uma matéria especial completa te contando tudo sobre a história da música e do filme.

Gabriel Leone e Alice Braga em “Eduardo e Mônica. Imagem: reprodução internet

Gravado em 2018, em Brasília, “Eduardo e Mônica” estava previsto para estrear em 2020, mas a estreia foi adiada por consequência da pandemia de Covid-19, em Janeiro de 2022 finalmente ganhou as telas. É Dirigido por René Sampaio, que já havia levado aos cinemas em 2013 “Faroeste Caboclo”, outro filme baseado em uma música da Legião.

O diretor disse para sua “Mônica”, a atriz Alice Braga, que pretende fazer uma trilogia de filmes de músicas da banda de Brasília, mas não revelou qual o terceiro projeto da trinca.

EDUARDO E MÔNICA DAS TELONAS:

Os atores que defendem o casal clássico da história da música de Brasília são Alice Braga e Gabriel Leone.

Alice estreou no cinema no longa-metragem “Cidade de Deus”, em 2002 e desde então brilhou nas telas brasileiras em filmes como “Cidade Baixa” de 2005, e também em filmes internacionais como o impactante “Ensaio sobre a cegueira” (Blindness) de 2008 e “Na estrada” (On the Road) de 2012. Em 2015, passou a protagonizar a série americana “Rainha do Sul” (Queen of the South), baseada em uma novela de mesmo nome exibida em 2011.

Alice foi uma das personagens do filme “ensaio sobre a cegueira” baseado no livro de José Saramago ao lado de Julianne Moore e Mark Ruffalo. O filme conta sobre uma epidemia de cegueira que domina o mundo. Imagem: Reprodução internet.

Já “Eduardo”, é vivido por Gabriel Leone, ator que viveu Décio Capuano, ex-marido de Hebe Camargo na cinebiografia “Hebe – A Estrela do Brasil”, de 2019. Também estrelou em 2019 o filme “Piedade” com Cauã Reymond e Fernanda Montenegro.

Seus maiores destaques na TV até agora, são o playboy Gui da novela “Verdades Secretas” e Felipe de “Um lugar ao sol”.

Gabriel Leone e Chay Suede. Gabriel viveu Roberto Carlos na cinebiografia de Erasmo Carlos (Chay), “Minha Fama de Mau”. Imagem reprodução internet

EDUARDO E MÔNICA – A MÚSICA:

A icônica música do cantor e compositor, Renato Russo, foi escrita após a saída de Renato de sua primeira banda a punk “Aborto Elétrico”. Depois de vários desentendimento entre Renato e os outros membros, principalmente com o baterista Fê Lemos, Russo (que na verdade de chama Renato Manfredini Júnior), passou a cantar sozinho abrindo os shows de seus amigos como o “Trovador solitário”. Nesse período, que antecedeu a criação da Legião Urbana, Renato escreveu músicas como “Faroeste Caboclo, “Eu Sei” e “Eduardo e Mônica”.

A música originalmente tinha um trecho extra que contava sobre a união do casal.

“Eduardo e Mônica então decidiram se casar
Um casamento indiano em algum lugar perto do mar
“Mas o mar tá muito longe”, um deles Lembrou

vai ser aqui mesmo e assim ficou.
Foram pra Bahia e Ouro Preto

e o Eduardo foi parar lá no Banco Central
Cristalina, Sampa, Rio de Janeiro.

e a Mônica dá aulas na escola normal
Eduardo e Mônica estão no Lago Norte

ele projetou a casa e ajudou na construção

Só que nessas férias não vão viajar
Porque o filhinho do Eduardo tá de recuperação…”

Ouça uma versão original da música, gravada em um show solo de Renato como “trovador”.

OS VERDADEIROS EDUARDO E MÔNICA

Em uma entrevista para a rádio, Renato contou que a música é inspiradas em casais reais.

“Eles existem, não são só duas pessoas, são várias, as Mônicas são todas as meninas, todas as mulheres que eu gosto, que são espertas que tem coração aberto e a cabeça aberta. Os Eduardos são todos os carinhas que a gente se amarra, o André Muller (Plebe Rude), o Dado (Villa Lobos), o Philippe Seabra (Plebe Rude).

São todas as pessoas que acreditam que mesmo com todas as dificuldades, que o importante é a amizade, que o importante é o amor numa boa, sem ciúme, sem mentirinha. A coisa mais importante do mundo é você ter uma pessoa que tome conta de você e que você tome conta dessa pessoa também. Eduardo e Mônica é isso. Mas o Eduardo e a Mônica também existem como casal eu telefono pra eles.”

O casal “principal” que inspirou a Música está junto até hoje. Eles são Fernando e Leonice, a “Leo” Coimbra, grande amiga de Renato.

Desenho do casal feito por Renato Russo. Imagem: biografia “Renato Russo o filho da revolução” de Carlos Marcelo

Fernando e Leonice conheceram Renato na Universidade de Brasília – UnB, onde Fernando estudava antropologia. Ficaram amigos depois que o casal viu um show do músico.

Renato mostrava para Leo todas as composições e apresentou a letra de Eduardo e Mônica por telefone.

“Da canção, só me encaixo quando ele diz que Mônica adorava os filmes de Godard e tinha tinta no cabelo – como sou artista plástica, às vezes tinha mesmo tinta no cabelo. Apesar de ter tido avó alemã, não falo nada dessa língua. E nunca fiz Medicina. Temos três filhos. Na época da música, os meninos eram pequenos, e nenhum deles ficou de recuperação. Talvez o que ele quisesse mostrar é que duas pessoas podem se encontrar, se casar e ser felizes juntas, mesmo que venham de realidades diferentes”, disse Leonice em uma entrevista em 2004

Leonice e Fernando, casal unido há 42 anos. Amigos de Renato Russo e as inspirações para a música “Eduardo e Mônica”. Imagem: Reprodução/ Internet

CLIPE NÃO OFICIAL

Em 2011, a companhia telefônica Vivo fez um videoclipe em homenagem aos 25 anos do lançamento do álbum “Dois” da Legião Urbana, onde a música foi lançada oficialmente. A música nunca teve um clipe para chamar de seu e a homenagem ganhou o coração dos fãs da banda.

Confira o Trailer Oficial do filme Eduardo e Mônica:

O filme conta a história de amor entre a estudante de medicina Mônica e o garoto de 16 anos Eduardo. O casal que “era nada parecido” já está nos cinemas de Belém.

ONDE VER, BT?

O longa tem horários disponíveis em Belém nos cinemas Moviecom (Pátio Belém), Moviecom Castanheira, Cinépolis (Boulevard), Cinépolis Parque Shopping e UCI (Bosque Grão-Pará).

Para a galera de Ananindeua, o filme está sim disponível no Cinesystem que fica no shopping Metrópole.

Conta para o BT se tu curtiu o filme.

Vem ver outras estreias do cinema em 2022

Tu sabia que existem curtas metragens espetaculares gravados na região metropolitana de Belém? Vem ver na matéria especial do BT!

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD