///

Pega a pipoca | Matrix Resurrections: o que você precisa saber antes de ver o quarto filme da franquia

Matrix 4 será lançado no Brasil nesta quarta-feira, 22 de dezembro após 18 anos do lançamento do ultimo filme.

Começar

Matrix é um dos filmes favoritos da maioria esmagadora dos apaixonados por cinema (incluindo esta que vos fala). O filme que mistura filosofia e ação, chegou aos cinemas em 1999, o ano que foi considerado pelos críticos cinematográficos o melhor ano da história do cinema em número de clássicos.

Em maio de 99, Matrix chegou as telas e foi um sucesso imediato. O filme das irmãs Lilly e Lana Wachowski, foi a quarta maior bilheteria do ano arrecadando US$ 463.517.383 no mundo todo. Em 2003 chegaram as duas continuações da saga de Neo, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions que também foram sucesso de bilheteria faturando 739,4 milhões e 427,3 milhões de dólares nos EUA respectivamente. Entretanto, os dois filmes, principalmente o terceiro, não foram bem aceitos pela crítica. Matrix Revolutions, terceiro filme que finaliza a franquia, teve a nota mais baixa com apenas 35% de aprovação e foi rejeitado até por alguns dos fãs mais apaixonados da trilogia.

Trilogia Matrix: clássico do cinema lançado entre 1999 e 2003

Após 18 anos do lançamento do último filme, o novo Matrix é dirigido por apenas uma das irmãs responsáveis pela trilogia original, a cineasta Lana Wachowski.

Matrix Resurrections mostra Neo (Keanu Reeves o ator também consagrado pela trilogia John Wick) e Trinity (Carrie-Anne), de volta ao mundo real (fora da Matrix, mundo criado por maquinas), sendo uma continuação direta da história apresentada no primeiro filme da franquia.

Confira a sinopse oficial do novo filme:

“Em um mundo de duas realidades – a vida cotidiana e o que está por trás dela – Thomas Anderson terá que escolher seguir o coelho branco mais uma vez. A escolha, embora seja uma ilusão, ainda é a única maneira de entrar ou sair da Matrix, que é mais forte, mais segura e mais perigosa do que nunca.”

O filme que promete ser completamente focado na ação, chega aos cinemas brasileiros amanhã, 22 de dezembro.

Pôster oficial de Matrix Resurrections, quarto filme da franquia

O que é a trilogia Matrix?

Se você conseguiu viver desconectado do mundo de Neo, Trinity e Morpheus nos anos 2000, o BT te conta um pouco sobre a história do filme que revolucionou o cinema para sempre.

Matrix (1999) conta a história de Thomas Anderson, conhecido como Neo, (Keanu Reeves) um programador com estranhos pesadelos nos quais sempre está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. Após encontrar Morpheus e Trinity, dois desconhecidos que prometem lhe mostrar a verdade sobre a Matrix, Neo descobre que os humanos da terra foram escravizados por máquinas em um futuro distópico. As maquinas criam um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

O filme conquistou público e crítica com 88% de aprovação no site “rotten tomatoes” e se tornou um fenômeno da cultura Pop.

As diretoras da franquia de sucesso:

Matrix é o segundo filme lançado pelas irmãs Lily e Lana Wachowski, duas mulheres trans que revolucionaram o cinema de ação.

O primeiro filme por elas lançado, quando ainda era identificadas para o público como os irmãos Wachowski, se chama “Ligadas pelo Desejo (Bound – 1996), foi uma espécie de “pré- aprovação” para que o investimento em Matrix fosse feito pela Warner Bros.

O filme conta a história da esposa de um chefão da Máfia, que cansada de ser espancada por ele, se envolve com uma ex-presidiária. Após as duas se envolverem, elas armam um plano para matar o bandido e fugir com o dinheiro.

Ligadas pela desejo (1996), primeiro filme dirigido por Lily e Lana Wachowski

Após a boa recepção do filme, as irmãs receberam carta branca para fazer sua empreitada mais ambiciosa o filme Matrix.

Após a trilogia de sucessos, as irmãs lançaram outro filme aclamado no cinema o já também clássico “V de vingança” (2005) e a série “sense 8” da Netflix. Mas elas também amargaram fracassos como o filme “Speed Racer” de 2008 e “O destino de Jupter” de 2015.

I AS BALAS?

Matrix revolucionou o cinema em vários sentidos, entretanto, quando você pensa na franquia a primeira coisa que vem a mente em 99% dos casos são as cenas conhecidas como “Bullet time”. O momento em que Neo desvia de tiros em câmera lenta ou até a introdução do longa, o momento em que Trinity parece “planar” sobre o ar antes de atingir os policiais que a perseguem.

Neo na cena clássica do ” Bullet time” em Matrix

O Bullet time é uma modalidade de efeito especial de câmera lenta idealizada para mostrar o movimento de personagens e objetos em período de tempo extremamente curto – o que faz jus ao nome, quando uma ação é mostrada em “tempo de bala”; nos remetendo a praticamente parar no tempo para obter-se uma visão detalhada.

Trinity na introdução do filme Matrix

A modalidade não foi inventada para o filme, ela já existia, porém foi popularizada no longa e até hoje a cena de Neo faz parte do hall de cenas inesquecíveis da sétima arte.

O cinema em 1999:

Em 99, à beira de um novo milênio, chegaram aos cinemas clássicos atemporais como “Clube da Luta” de David Fincher, “O sexto sentido” de M. Night Shyamalan, “A Bruxa de Blair” Eduardo Sánchez, Daniel Myrick, e “Beleza Americana” vencedor do Oscar de melhor filme dirigido por Sam Mendes.

Os filmes de 1999 são marcantes e fizeram história e sem duvida Matrix está entre os clássicos.

A galeria de ouro de 1999. Um dos anos mais marcantes do cinema e mais difíceis de se premiar no Oscar.

Onde ver a trilogia original?

Se você nunca viu os três primeiros filmes da franquia ou quer rever antes da estria do novo, o BT te conta onde encontrar:

Já que não tem como voltar no tempo das locadoras, se você não tiver o box de DVD’s perdido em alguma prateleira de casa, os filmes podem ser encontrados nos streamings HBO Max e Telecine. Também podem ser encontrados para alugar no Amazon Prime vídeo.

Cinemas de Belém: Onde ver Matrix 4?

O novo filme chega aos cinemas de Belém já a partir desta quarta-feira, 22.

Ele está disponível em cópias dubladas e legendadas no Cinépolis Boulevard em seis horários;

No Cinépolis Parque shopping está disponível em cópias dubladas em três horários;

No UCI do shopping Bosque Grão-Pará, o filme esta disponível Dublado e legendado em quatro horários;

No Moviecom Castanheira o filme está disponível dublado em quatro horários;

No Moviecom do Pátio Belém também existem apenas cópias dubladas em quatro horários;

Para a galera de Ananindeua que não quer se deslocar até o centro de Belém, o filme está disponível no Cinesystem em cópias dubladas e legendadas em dez horários.

Os preços dos ingressos varia de acordo com o cinema em questão.

Escolha entre a pílula azul e a vermelha e vem ver o novo filme da franquia.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD