//

Santarém tem surto de covid-19, aponta levantamento de universidade

Os dados são do Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Começar

Santarém registrou um aumento considerável nos casos positivos de covid-19 no mês de outubro. De acordo com o Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), os números representam um surto da doença. Santarém teve um aumento de 300% de casos positivos de covid em comparação aos últimos meses. Em setembro, o município registrou 10,0% de casos positivos e em outubro o percentual foi de 20,1%.

Fonte: Labimol/Ufopa

No mês de outubro, segundo o levantamento do Labimol, além de Santarém, outros três municípios da região oeste do Pará apresentaram indicativo de surto de covid-19: Alenquer, Mojuí dos Campos e Rurópolis. No mês de setembro, 10,3% dos exames feitos nesses municípios tiveram resultado positivo. Já em outubro, o quantitativo saltou para 22,7%. 

Fonte: Labimol/Ufopa

Nos meses de setembro e outubro, ações de testagem em professores e técnicos das redes estadual e municipal de ensino foram realizadas por conta do retorno das aulas presenciais nas escolas.

O boletim da covid divulgado pela prefeitura de Santarém neste domingo, 7, diz que dos 17 leitos UTI para adultos exclusivos para covid no município, 16 estão ocupados (94,12%) e há duas pessoas na fila de espera. Dos 43 leitos clínicos exclusivos para covid, 21 estão ocupados (48,84%). 

Ocupação de leitos na região do Baixo Amazonas

O Fórum Trabalhista de Santarém teve o expediente presencial suspenso em portaria assinada pela presidente do TRT8, desembargadora Graziela Leite Colares, entre os dias 3 e 17 de novembro por conta do aumento de casos da doença. As audiências em formato telepresencial serão mantidas, desde que as partes concordem e os processos que tramitam em meio físico estão com os prazos suspensos no período da portaria.

Surto de covid entre policiais militares

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, após sequenciamento genético, que em 30 policiais militares de Santarém foi detectada a variante Delta da Sars-Cov-2. Eles participaram de um curso de aperfeiçoamento de sargentos com mais de 90 militares e 50 deles testaram positivo para a covid-19.

Na época, a Secretaria Municipal de Saúde recolheu as amostras e as enviou ao Laboratório Central em Belém, que encaminhou à Fiocruz. 

Todas as informações sobre os números da Covid e da Vacinação podem ser acessadas em belemtransito.com.br/covid-19_m

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD