/

Temporais na Bahia afetam quase 400 mil pessoas em todo o estado

Começar

As regiões sul e sudoeste da Bahia são as mais prejudicadas pelas fortes chuvas que têm atingido o estado desde o mês de novembro. A Defesa Civil informou que o número de pessoas afetadas em todo o estado chegou a 378.286. Foram confirmadas 18 mortes e 67 cidades estão em estado de emergência.

Neste domingo, 26, viralizou na internet um vídeo que mostra peixes na pista do aeroporto de Ilhéus, no sul do estado, após o rio Cachoeira transbordar. Segundo a concessionária que administra o aeroporto, os peixes buscaram abrigo no sistema de drenagem neste sábado, 25. Apesar do ocorrido, as operações de voo não foram afetadas.

Peixes vão parar na pista do aeroporto de Ilhéus após o Rio Cachoeira transbordar. Vídeo/Reprodução

Outro vídeo foi registrado em uma rodovia, que ficou alagada após os temporais que fizeram transbordar o rio Cachoeira.

Vídeos/ twitter: @paulo2k21/edu_jogador

Em Itabuna, a força da água destruiu parte da estrutura de um depósito de botijão de gás e centenaas de botijões foram arrastados pela água nas ruas da cidade. Veja o vídeo:

Um morador do município de Dário Meira, no sul do estado, fez um vídeo mostrando a situação das casas invadidas pela água e pedindo ajuda para as famílias afetadas.

Morador da cidade de Dário Meira fez um vídeo mostrando a situação das casas após as fortes chuvas. Vídeo/ Reprodução Instagram

Ajuda

O estado do Ceará enviou bombeiros e viaturas para apoiar os municípios atingidos na Bahia. O governador Rui Costa e  o ministro da Cidadania, João Roma, visitaram Ilhéus neste domingo para monitorar os estragos causados pelos temporais.

A União anunciou o repasse de recursos aos municípios para estruturar os espaços que abrigam os desalojados e desabrigados, no valor médio de R$ 400 por pessoa. Cestas e alimentos também serão entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Youtuber Whindersson Nunes anunciou em suas redes sociais que irá leiloar bens pessoais e o valor arrecadado será destinado a povos indígenas atingidos pelas chuvas no estado.

Em Itororó já são 200 desabrigados; em Guaratinga, 600 pessoas ficaram desabrigadas e 58 casas desabaram. Na região norte da Bahia também há cidades afetadas, como Ibipeba e João Dourado. Na capital, Salvador, foram registrados vários pontos de alagamento; a chuva já ultrapassou em cinco vezes o volume previsto para o mês de dezembro.

O Rio Cachoeira, que corta a cidade de Itabuna, subiu 9 metros e a prefeitura decretou estado de emergência. Cerca de 600 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD